Como desativar o painel de controle no Windows 10

Deixar o painel de controle livre para qualquer usuário que acessar seu computador pode ser algo bastante complicado e trazer muitas dores de cabeça, já que, todas as ferramentas de controle e gerenciamento do sistema estão disponíveis lá, dando assim um grande poder ao usuário para modificá-la e alterar configurações em sua máquina sem permissão ou por um simples acidente. Que tal desativar o painel de controle?

Desativar o painel de controle no Windows 10
Reprodução/Tecwhite

O Painel de controle ou as configurações do Windows (que atualmente também pode ser usada para acessar as ferramentas de gerenciamento do sistema operacional), podem ser desativados e impedir que o usuário tenha acesso à qualquer um dos dois modos, evitando modificações indevidas. Se esse é o seu objetivo, criamos esse tutorial como passo a passo sobre como desativar o painel de controle e as configurações do Windows no Windows 10, limitando qualquer acesso do usuário.


Antes de iniciar os passos para desativar o painel de controle ou configurações do Windows, vamos ensinar duas formas diferentes. A Primeira é para usuários que tenham uma edição limitada do Windows 10, tais como: Windows 10 Home ou Single Language e a segunda, bem mais simples através do editor de políticas locais para usuários que tenham as versões do Windows 10 Pro, Education ou Enterprise.

É Importante lembrar que você deve acessar a conta específica que deseja desativar o painel de controle e configurações, pois o bloqueio através dos registros é por conta de usuário, além de ser necessário estar logado como administrador. Vamos aos passos abaixo.


1. Usuários com Windows 10 Home ou Single Language


Passo 1 - Pressione as tecla Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R ao mesmo tempo, para iniciar a caixa de diálogo do Executar.

Atalho Winkey + R

Passo 2 - Na caixa de diálogo, digite o comando regedit e clique no botão OK.

Acessando regedit pelo executar no Windows 10

Passo 3 - A Unidade de controle de conta de usuário poderá solicita permissões para alterar os registros, caso apareça essa notificação, clique no botão Sim.

Confirmando a notificação da UAC

Passo 4 - Estando nos registros do Windows, acesse o seguinte caminho:

HKEY_CURRENT_USER \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies

Ao localizar a chave Policies, clique com o botão direito do mouse sobre ela, selecione a opção Novo e clique em Chave.

Criando uma nova chave nos registros para desativar painel

Passo 3 - Uma nova pastinha será listada, adicione o nome Explorer e pressione a tecla Enter.

Chave Explorer para desativar painel de controle

Passo 4 - Agora, à direita da barra de navegação dos registros, na área vazia, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção Novo e, em seguida clique em Valor DWORD (32 bits).

Criando registro para desabilitar painel de controle no Windows

Passo 5 -
Um novo registro será criado, adicione o nome NoControlPanel (Exatamente com está sendo mostrado) para ele e pressione a tecla Enter.

Chave NoControlPanel para desativar painel de controle

Passo 6 - Depois de adicionarmos o registro e renomeá-lo para um nome específico, dê dois clique sobre ele, ao abrir a janela para editar o valor, altere o 0 para 1 em Dados do valor e clique no botão OK.

Alterando valor do registro para 1

Ao concluir todos os passos o painel de controle e configurações do Windows estarão bloqueados. Se você tentar acessá-lo diretamente, por atalhos ou de qualquer outra forma, receberá uma mensagem de erro.

Painel de controle e configurações desativados no Windows 10


2. Usuários com Windows 10 Pro, Enterprise ou Education


Usuários com as edições Pro, Enterprise ou Education têm acesso ao Gpedit, que permite de forma bem mais simples controlar as configurações do computador. Se você tem uma dessas versões instalada, siga os passos abaixo para desativar o painel de controle.

Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R, simultaneamente.

Atalho Winkey + R para abrir o executar

Passo 2 - Na caixa de diálogo, digite o comando gpedit.msc e clique no botão OK.

Acessando o Gpedit.msc pelo Executar do Windows

Passo 3 - Estando no editor de política de grupo local (gpedit), clique duas vezes à esquerda sobre a opção Configuração do Usuário e, em seguida, dê dois clique sobre Modelos Administrativos e um clique sobre Painel de Controle. Agora, à direita procure a diretiva Proibir acesso ao Painel de Controle e às configurações do PC, ao localizar, dê dois cliques para abrir as configurações.

Proibir acesso ao Painel de Controle e às configurações do PC

Passo 4 - Nas configurações, marque a opção Habilitado, clique no botão Aplicar e em seguida botão OK.

Habilitando o bloqueado no painel de controle no Windows 10

Apenas com esses quatro passos você desativou o painel de controle e as configurações do Windows no Windows 10. Não será possível acessá-lo de nenhuma forma enquanto estiver bloqueado, seja de forma direta através de comandos, por ícones, menu contextual, resultados de pesquisa, menu iniciar ou qualquer outra possibilidade. 

Ao tentar acessar o painel de controle tradicional, você receberá uma mensagem solicitando que contacte o administrador, caso acesse diretamente as configurações do Windows, ela se abrirá rapidamente e logo em seguida será fechada.

Leia mais tutoriais sobre o Windows 10:


Quer acessar todos os tutoriais sobre Windows 10 e ficar expert em suas funções? Clique aqui.


2 comentários