Como ocultar todos os ícones da área de trabalho no Windows 10

Qualquer usuário que instala com frequência vários aplicativos, gerencia múltiplos projetos ou usa o seu computador como ferramenta de trabalho, sabe que é bem difícil manter a área de trabalho organizada. Como tela principal e ponto de partida do sistema operacional para acessar os programas e informações armazenadas em seu computador, às vezes, é necessário mantê-la limpa rapidamente por um período temporário, ocultando todos os ícones. Mas, será que existe um comando que realize essa função? A Resposta é sim.

Existe uma função muito simples desde versões mais antigas do sistema operacional Windows, que permite ocultar todos os ícones da área de trabalho em poucos cliques e retroceder rapidamente habilitando todos novamente. Essa opção permanece disponível no Windows 10 e você poderá usá-la para esconder todos esses ícones quando um usuário convidado for usar seu computador por alguns minutos ou, apenas para tirar uma captura de tela do novo papel de parede configurado, evitando que toda aquela bagunça seja capturada na imagem, vídeo ou vista pelo conhecido. Se você não tinha conhecimento sobre essa função, criamos esse simples tutorial com passo a passo de como ocultar todos os ícones da área de trabalho no Windows 10.

Passo 1 - Acesse a área de trabalho do Windows 10. Você pode acessá-la de várias formas. Para minimizar todas as janelas manualmente, clique no tracinho ou, clique no canto inferior direito da tela ou, pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) + M para minimizar todas as janelas de uma só vez.



Passo 2 - Estando na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da tela, selecione a opção Exibir e, em seguida no submenu, clique na opção Mostrar ícones da área de trabalho para desmarcá-la.



Agora, observe que automaticamente todos os ícones da área de trabalho serão escondidos temporariamente, ficando a tela completamente limpa e apresentável.




Exibir todos os ícone da área de trabalho no Windows 10


Depois de aprender como ocultar todos os ícones da área de trabalho, é hora de saber como reverter esse procedimento. É Bem fácil, repita os mesmos passos. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho, selecione a opção Exibir e em seguida, clique na opção Mostrar ícones da área de trabalho.



Desta forma, todos os ícones voltarão a ser exibidos na área de trabalho do seu computador.


Impedir que ative os ícones na área de trabalho


Se por algum motivo você quer desabilitar por um tempo e impedir que o usuário altere essa opção, você pode habilitar diretamente nas políticas do Windows. Para isso, é necessário que você esteja usando uma versão que não seja limitada e tenha o Gpedit. Versões como: Windows 10 Home ou Windows 10 Single Language são limitadas e não tem o editor de políticas instalado por padrão. Vamos aos passos.

Passo 1 - Pressione as teclas Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla R ao mesmo tempo.



Passo 2 - Na janela do Executar, digite o comando: gpedit.msc e clique no botão OK.



Passo 3 - Estando no Editor de Política de Grupo Local, clique à esquerda em Configuração do Usuário, na sequência, clique duas vezes em Modelos Administrativos para expandir as demais opções e, em seguida, Área de trabalho.



Passo 4 - À Direita, clique duas vezes sobre a política Ocultar e desativar todos os itens na área de trabalho para abrir as configurações.



Passo 5 - Nas configurações, marque a opção Habilitado, clique no botão Aplicar e em seguida, botão OK.



Habilitando está opção, o usuário não terá acesso ao botão direito do mouse na área de trabalho para reativar os ícones que foram ocultos anteriormente.

Nenhum comentário